A educação financeira vem sendo hoje melhor debatida como objeto de desejo entre os mais diversos segmentos da sociedade, contudo ainda um pouco distante do ideal, pela falta de uma maior divulgação e a necessidade de tornar isso um assunto cotidiano na vida das pessoas.
É preciso haver campanhas de incentivo, com implantação inclusive dessa cultura, juntos a estabelecimentos escolares, com inserção do assunto nas suas grades curriculares. Apesar de já existirem diversas instituições, incentivadoras da Educação Financeira, é de fundamental importância que as pessoas, já a partir de sua juventude, planejem o seu futuro financeiro.
Podemos dizer que, esse engajamento, mais do que orientar as finanças das pessoas, proporciona também inclusão social. A área financeira é um tanto complexa, mas é de fundamental importância que todos tenham os conhecimentos básicos para nortear não somente a decisão de investir, como a decisão de assumir compromissos, utilizando-se desde cálculos simples, até os mais sofisticados cálculos econométricos.
(Hélio Tadeu Moreira – CEO da Intercorp Consultores).